quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Relator da ONU só ouve um lado!


x


Veja os caciques:

x

CIMI, CIR, CPT, MST, CUT, ONGs... e ONU

x
O americano James Anaya – relator especial da ONU que anda por aqui às vésperas do julgamento da emblemática questão da Reserva Raposa Serra do Sol – foi recebido ontem com festa na Vila Surumu por agentes do Conselho Missionário Indígena e sua versão estadual Conselho Indigenista de Roraima, além de CPT, MST, CUT e ONGs.
x
Na verdade, deve ter havido razões de sobra para festejos! Tanto mais quanto o relator da ONU para os direitos dos povos indígenas afirmou que ouvirá apenas um dos lados da disputa, ou seja, seus anfitriões. Razão? –“Limitações de tempo!!!”
x
Os pobres índios que servem de massa de manobra do CIMI deveriam estar todos na festa! Algumas poucas centenas, no máximo, pois como brasileiros já aculturados e civilizados, a grande maioria procura ganhar o seu pão cotidiano com o suor de seu rosto. A conversa entre o americano e as lideranças indígenas foi reservada... Pobres índios!
x
Mas um pequeno grupo que o CIR alienou já passa boa parte do ano em redes sob um galpão da Vila Surumu, vivendo não como os lírios dos campos e as aves do céu, pois estes são criaturas sem razão, mas espargindo maus agouros. Em pagamento, recebem tudo do CIMI e das ONGs... Aliás, um sonho de muitos homens depois do pecado original!
x
Na verdade, a maioria dos índios é indiferente à questão, como o é a maioria dos brasileiros. Um fenômeno de opinião pública desses passa-se de modo igual no mundo inteiro. Ou seja, uma minoria barulhenta e ardilosa, à esquerda; uma grande maioria silenciosa no centro; e uma minoria que procura resistir do lado direito.
x
No caso concreto, a maioria dos índios está para a questão da Reserva como o povo de qualquer nação governada por uma democracia moderna está para o presidente de plantão, ou seja, desinteresse total. Por isso mesmo, costuma ser o último a saber das coisas, quando chega a saber...
x

Nenhum comentário: