sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Voto romântico e superficial

x
Soberania comprometida
x

Ministros do STF adiantaram que podem diminuir a área destinada à reserva indígena Raposa Serra do Sol e deixar livres para as Forças Armadas as faixas de fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana. A demarcação permaneceria contínua, mas com tamanho reduzido.
x
A decisão nesse sentido contrariaria o voto do relator da ação, contra a demarcação, ministro Carlos Ayres Britto, que manteve a delimitação da reserva nos moldes originais.
xx
Quatro dos 11 ministros se mostraram propensos a fazer ressalvas ao voto de Britto, que foi classificado por um colega de "romântico" e visto por outros como superficial - mesmo tendo 108 páginas.
x
Para que sejam feitas alterações na reserva são necessários 6 votos. Os demais membros do Supremo preferiram não se pronunciar, mesmo reservadamente. Os ministros analisam que, da forma como foi feita a demarcação, a soberania do País estaria comprometida.
x
Um deles disse que o voto, se mantido, é um "passo para o separatismo" de índios e brancos. Isso porque os índios que ocupam a região têm parentes dos dois lados da fronteira (no Brasil e na Venezuela) e trafegam livremente para os dois lados.
x
Nem mesmo a determinação do governo de que batalhões do Exército sejam instalados na área convence esses ministros. Um deles, que esteve em Roraima, afirmou que o Exército se vê obrigado a fazer convênios com índios para que tenham a entrada nas terras facilitada.
x
Fonte: O Estado de S. Paulo. 29/08/2008
x

Nenhum comentário: