sábado, 30 de agosto de 2008

Sonho x realidade

x
Guerra de laudos
z
O embate no STF sobre a Raposa Serra do Sol é também uma guerra de laudos. O relatório antropológico da Funai defende área de forma contínua; o dos peritos, requisitado pela Justiça Federal de Roraima, fala de muitas impropriedades na defesa da demarcação contínua, entre elas, o próprio relatório da Funai.
\
Coordenado pela antropóloga Maria Guiomar de Melo, o relatório da Funai é resultado de um estudo sobre as atividades produtivas e formas de organização das cinco etnias do local: macuxi, ingarakó, taurepang, wapixana e tapamona. - Foram consultadas todas as pessoas da região e todos os líderes das comunidades indígenas .
x
Integrante da comissão pericial, o economista José Hamilton Gondim Silva sustenta que o laudo que defende a demarcação contínua não traz nada de novo, mas chega a conclusão oposta à do documento em que se baseou.
x
Para o ex-líder garimpeiro José Altino Machado, que já explorou minério na área ianomâmi, em Roraima, na década de 80, o ministro Ayres Britto, do STF, que deu voto a favor da demarcação contínua, desconhece a realidade dos índios:
x
- O ministro do Supremo mostrou falta de identidade com a profissão. É uma pessoa que está votando pela emoção. A causa indígena no Sul é muito bonita. Quando falam dos índios, falam de sonhos e não da realidade.
x
Fonte: O Globo, 29/8/08
x

Nenhum comentário: