sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Senador adverte...

x
...Brasil pode perder parte da Amazônia
x
Às vésperas do julgamento da demarcação indígena Raposa/Serra do Sol pelo STF, o Senador Mozarildo Cavalcanti criticou duramente a presença no Brasil do relator da ONU, James Anaya, que veio avaliar a situação dos índios em Roraima e no Mato Grosso do Sul.

Para Mozarildo, a visita do observador da ONU caracteriza um atentado à nossa soberania, sobretudo pela proximidade de julgamento, pelo STF, da constitucionalidade da homologação da reserva Raposa Serra do Sol.

“Estamos agora à beira de a ONU declarar aquela reserva indígena, na fronteira do nosso estado de Roraima com a Venezuela e a Guiana, um país autônomo. Será a primeira vez que vão fazer isso? Por acaso não fizeram isso em Kosovo e agora na Ossétia do Sul? Isso acontece pelo mundo todo. Não será novidade fazer de novo”, alertou.
x
Para o senador, o verdadeiro interesse das potências estrangeiras que comandam a ONU não é a garantia de boas condições de vida aos índios brasileiros, mas, sim, os minérios de terceira geração, como urânio, nióbio e titânio, que existem em grandes quantidades nas áreas indígenas.

Fonte: Jornal do Senado http://www.senado.gov.br
x

Nenhum comentário: