quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Brasil sem Lei

x
Carnaval vermelho
x
Cerca de dois mil sem-terra – articulados por José Rainha – invadiram 20 fazendas no Pontal do Paranapanema na noite de domingo para segunda-feira, numa operação chamada “Carnaval Vermelho”.
x
Rainha não participou diretamente das ações, pois poderia ser preso. Condenado a mais de 10 anos de prisão, ele está em liberdade condicional, enquanto aguarda o julgamento final dos recursos.
x
Os invasores – como sempre – pedem uma política de crédito para as famílias assentadas e mais investimentos no projeto de biodiesel no Pontal, proposta bancada com recursos federais.
x
Os proprietários já iniciaram ações de reintegração de posse. Um dos líderes deles – Nabhan Garcia – atribuiu as invasões ao "festival de impunidade" que ocorre desde as primeiras ações, no final da década de 80.
z
Para ele, "se a lei tivesse sido aplicada desde o início, não chegaria ao ponto de se anunciar publicamente as invasões. Isso parece terra sem lei, um lugar ermo no fim do mundo."
z
Nabhan salientou ainda que uma das fazendas, a São Luiz, em Presidente Bernardes, já foi invadida 20 vezes. Em Mirante do Paranapanema, os sem-terra cercaram a sede da fazenda Morumbi. “Pedi ao proprietário para evitar o confronto, mas ele está sitiado.”
x
Nabhan reclamou que o projeto de regularização das terras do Pontal está parado. Ele quer que o governo estadual exclua dos projetos de assentamento as áreas invadidas.
x
Fonte: OESP, 24/2/2009
x

Nenhum comentário: