segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Um pouco de História

x
União de raças no Brasil
x


Um grande legado lusitano foi a harmonia e a fusão de raças na formação da nacionalidade brasileira. Muito antes da independência do Brasil, as três raças – branca, índia e negra – se uniram para expulsar o invasor holandês.

Foi em Pernambuco em 1648, nas famosas batalhas de Guararapes, ocasião em que nasceu o Exército Brasileiro com duas magníficas vitórias sobre as tropas de ocupação do invasor holandês, que havia 18 anos dominava boa parte da região Nordeste.

x
Nossos heróis foram os brancos Vidal de Negreiros e Fernandes Vieira, o negro Henrique Dias e o índio Felipe Camarão.
x
Sobre Guararapes, disse o eminente sociólogo Gilberto Freire: “Escreveu-se a sangue o endereço do Brasil: o de ser um Brasil verdadeiramente mestiço, na raça e na cultura”.
x
Toda a nossa tradição histórica poderá ser perdida por uma insensata política indigenista, que separa, segrega e insufla os índios contra os não índios.
x
Se a esta insensatez somarmos outras, como a divisão racial entre brancos e negros (de acordo com o Estatuto da Igualdade Racial) e o confisco de propriedades através do Decreto Quilombola, teremos um quadro demolidor de nossa formação social e uma séria ameaça para a paz no nosso País.
x

Nenhum comentário: