domingo, 18 de janeiro de 2015

"Quilombos"... Exército, se cuide!



Ação civil pública é ajuizada para demarcar terras quilombolas, em Rondônia

Duas ações civis públicas foram ajuizadas contra a União e o INCRA para delimitar terras ocupadas pelas comunidades quilombolas de Forte Príncipe e Santa Fé, localizadas no município de Costa Marques, distante 735 quilômetros de Porto Velho.

O pedido foi ajuizado pelo Ministério Público Federal de Rondônia (MPF) em favor da comunidade quilombola de Forte Príncipe, que apurou com a associação da comunidade que há conflitos entre a comunidade de Forte Príncipe e o Exército Brasileiro.

Segundo o MPF, o INCRA afirmou que faria a regularização do território em 2010, mas até agora não concluiu o procedimento administrativo de identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação de terras.

A ação pede que o INCRA conclua a titulação das terras no prazo de 120 dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, além de pedir que o Exército não dificulte a execução de políticas públicas e prestação de serviços públicos em favor da comunidade. 

Se o pedido for autorizado, a Justiça pode determinar multa de 50 mil reais ao Exército, caso descumpra a medida.

Já para a comunidade de Santa Fé, a ação civil pública pede que o INCRA finalize a demarcação e titulação das terras da comunidade quilombola de Santa Fé, também em Costa Marques, no prazo de 60 dias, sob multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.



Nenhum comentário: