quarta-feira, 11 de março de 2009

E as marolinhas chegaram...

x
Brasil é o 2º mais atingido pela crise
x
x
Estudo da FIESP diz que o Brasil é o segundo país mais prejudicado pela crise internacional, em comparação com vários países, entre os quais Alemanha, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, Japão, Canadá, China, México e Coréia.
x
O Brasil foi o que apresentou maior retração do PIB desde o início da desaceleração da economia mundial, acumulando queda de 5,3 pontos percentuais desde que a crise começou a afetar seu crescimento, no fim do ano passado.
x
De um crescimento de 1,7% ocorrido no terceiro trimestre de 2008, o País apresentou variação negativa do PIB de 3,6% do quarto trimestre.
x
Os EUA apresentaram diferença acumulada de 2,8 pontos percentuais negativos. De um crescimento de 1,2% no terceiro trimestre de 2007 - o último antes do início da crise - o país fechou o quarto trimestre de 2008 com queda de 1,6% no PIB.
x
No Japão, a variação foi negativa em 4,2 pontos percentuais e na Zona do Euro, de menos 2,2 pontos.
x
Levando em consideração as premissas do estudo, o Brasil só tem melhor resultado do que a Coréia, que acumula diferença de 7,2 pontos percentuais.
x
O resultado, porém, foi acumulado em quatro trimestres de retração da economia. No Brasil, isso ocorreu em um trimestre.
x
"O que sente a sociedade são os pontos percentuais de queda do PIB", afirmou Francini, um dos responsáveis pelo estudo. "O Brasil, em termos de amplitude e em termos de prazo, não tem paralelos."
x
Fonte: Agência Brasil
x

Nenhum comentário: