quarta-feira, 25 de março de 2009

SUCURI JÁ COME BOI ...

x
... e não anda no Paraná
x
X
O insuspeito governador Requião acaba de cobrar atuação dos órgãos federais de atendimento aos índios no Paraná. Segundo ele, enquanto a FUNAI briga e consegue terra contínua para os índios de Roraima, no Paraná os índios estão morrendo de fome.
x
E questiona: “Por que tanta terra lá e tanta falta de atenção aqui? Por que essa grandiosidade – talvez quisesse dizer generosidade ou magnanimidade – na Raposa/Serra do Sol e essa miséria que leva crianças índias à morte no Paraná?”, indagou.
x
Requião afirmou que seu governo distribuiu alimentos às aldeias como medida emergencial, mas isso não justifica a tamanha irresponsabilidade da FUNAI. Para seu vice, Orlando Pessuti, o Estado tem dado moradias, centros culturais, escolas, e até equipamentos agrícolas e sementes.
x
O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, Washington Rosa, disse por sua vez que na semana passada foram enviadas às comunidades cerca de 20 toneladas de alimentos como arroz, feijão, farinha de trigo e de mandioca.
x
Este Blog lembra o eloquente adágio que parece aplicar-se ao caso: "Tudo aquilo que o Estado faz de bom é mal feito e tudo aquilo que ele faz de mau é bem feito".
x
E pergunta: Por que expulsar os arrozeiros de Roraima se o Estado tem de alimentar os índios com arroz porduzido por não-índios? Mas nem só de arroz vivem os índios, até mandioca - cultura indígena por exclência - é preciso enviar aos índios, caso contrário eles morrem de fome?
x
Tinha ou não razão a índia contrária à demarcação da Raposa/Serra do Sol ao afirmar que índio não come terra mas come arroz, e arroz pilado? Será que nossas auoridades de plantão querem mesmo o bem ds pobres índios ou há algo camuflado nesta política indigenista?
z
E a nossa esquerda católica, o que diz de tudo isso? Tem ou não tem razão o ditado pantaneiro de que a sucuri pode comer o boi, mas depois não anda?
xx
Fonte: Jornal Umuarama Ilustrado/ 25/3/09
xx
x

Nenhum comentário: