segunda-feira, 9 de março de 2009

'Famintas' seguram faixa...

... na estranha comemoração

x
Reforma Agrária: não nos iludamos
x
x
“Trabalhadoras” da Via Campesina realizaram uma série de protestos para comemorar o Dia Internacional da Mulher [v. foto das famintas segurando a faixa].
x
Em Brasília, cerca de 400 manifestantes ocuparam o prédio do Ministério da Agricultura. Com lenços tapando o rosto, elas quebraram a vidraça da portaria do Ministério e entraram no prédio. A invasão durou quatro horas.

x
No Espírito Santo, elas invadiram e paralisaram o porto da Aracruz e Cenibra Celulose. 1.300 pessoas participaram da manifestação no Portocel.

x
Cerca de 50 caminhões preparados para embarcar celulose ficaram parados. Fardos do produto foram pichados e cupins foram jogados sobre a madeira de um galpão.

x
No Rio Grande do Sul, cerca de 700 mulheres invadiram no início da manhã a Estância Aroeira, propriedade da Votorantim Celulose e Papel.

x
Em Pernambuco, cerca de 200 mulheres protestaram em frente à Usina Cruangi, a 85 quilômetros de Recife. Elas pretendiam ocupar o pátio da usina, mas foram impedidas pela PM. Um militante do MST que pichava muros da usina foi levado para a delegacia.

x
Em São Paulo
- De acordo com o site do MST, manifestantes se encontram ainda numa área da Cosan, a maior usina de açúcar e etanol do mundo, em Barra Bonita, a 280 km da capital.

x
Objetivo dos protestos: Denunciar o "modelo de desenvolvimento imposto pelo governo, empresas transnacionais e bancos para o campo brasileiro".

x
As manifestantes cobram um modelo agrícola baseado na pequena agricultura, através da realização da Reforma Agrária.

x
Um comentário apenas do BLOG: Será que há ainda algum brasileiro que não saiba o que significa a expressão Reforma Agrária?
x

Nenhum comentário: